Em 2001 grupo de servidores de Nova Odessa cansados de sofrerem com desrespeito da administração e preocupados com a falta de representatividade para lutar contra a opressão, acharam por bem procurar apoio junto ao Sindicato dos Servidores de Americana.
A ajuda veio em forma de extensão de base territorial, isto é, O Sindicato de Americana passaria a representar os servidores de Nova Odessa até que houve condições dos servidores de Nova Odessa “andar com as próprias pernas”.
Durante o período em que éramos subsede, lutamos, conquistamos e ganhamos experiência. Em 2010 a categoria aprovou a separação de Americana, criando o SSPMANO. Para o desmembramento se tornar realidade foram realizadas duas Assembleias: uma em Nova Odessa aprovando a separação e a eleição da primeira diretoria, e uma em Americana onde os servidores de lá também aprovaram a separação e a doação de bens como móveis de escritório, computadores, máquina copiadora, telefones, carro e inclusive um terreno para a construção da sede própria do SSPMANO.
A Carta Sindical – documento expedido pelo Ministério do Trabalho e que garante a representatividade da categoria é datada de 11 de setembro de 2011, e a primeira presidente eleita foi Nordete de Fátima Ribeiro.
Como base de Americana ou atuando como sede nosso Sindicato construiu uma história de lutas e conquistas. Greves, paralisações, negociações e buscando sempre a garantia dos direitos dos servidores na Justiça, o SSPMANO é referência quando se fala em sindicato forte e atuante.